quinta-feira, 20 de março de 2014

Mezanino

Olá!

Um dos ambientes de minha humilde residência que gosto muito são os quartos, talvez por localizar no sótão trás tranquilidade, harmonia, total isolamento dos outros ambientes por ter um formato diferente devido ao telhado. Tanto eu quanto a patroa e as crianças já estamos dormindo nos quartos, não resistimos em esperar finalizar (mobilhar). Ainda resta uns detalhes, tipo o banheiro que pretendemos instalar uma banheira. Mas o que isso tem haver com mezanino? Bem, a estrutura do sótão foi  feito em cima do mezanino. Por quer decidimos fazer uma estrutura de madeira ao invés de uma laje? Primeiro foi meus cálculos que não batia com nosso orçamento. Tínhamos muita vontade de ter um telhado, se fizéssemos a laje e o telhado ficaria muito caro, mais uma vez convenci a patroa que gastaríamos metade apenas com o telhado sem a necessidade de laje, mas aí vinha o sótão, então fizemos o mezanino, gastamos metade o valor da laje com contra-piso e piso.  veja:


Essa pequena laje no alto ao fundo foi planejada para o banheiro. Vista da sala pro alto.


Vista da lajinha pra baixo.

Vigas de madeiras, diâmetro 30cm/5cm.


Elas posicionadas nos seus devidos lugares, já com abertura de 0,80 cm para a escada.


Aqui as vigas de 15cm com intervalos de 40cm e os 80cm para a instalação da escada viga central de madeira que eu mesmo irei fazer. 
Vista por baixo.


Vista por cima.


Percebe-se bem ao alto os caibros do telhado com a manta? Bem, ainda não havia aberto para a construção do telhado capela


Veja a cor avermelhada, é devido a lona colocada na abertura para construção da capela (casa de pombos) e as vigas totalmente assentadas para a construção do mezanino.


Este lado seria o fundo (meu quarto) ficará em cima da sala de jantar. Talvez não consiga entender, mas a baixo dessas vigas terá um forro de gesso que será o teto da sala de jantar. Nota a parede de 65cm que divide a cozinha da sala. Vista de baixo lado direito.


Vista de baixo lado esquerdo.


Vista de cima lado esquerdo.


Bem, estas tábuas eram de 30cm, como havia mencionado na postagem Telhado Capela, sobre o piso e a história que iria contar, então, a minha intenção era cortar-las com 15cm, lixar-las e usar um Sinteco alto brilho, mas era muito trabalhoso e não disponibilizava de ferramentas adequadas, lixei até 1/4 do piso (tábuas), além das ferramentas também não tinha tempo disponível e foi aí que desistimos de dá um trato nas tábuas e optamos por assoalho e o fim do sofrimento. E nota, aonde há uma escada será o banheiro (laje).


Pra cortar essas tábuas eu adaptei a serra circular em cima dessas vigas para ter um corte bem preciso, mas não ficou tão preciso.
Vai aí uma dica: As madeireiras ou onde vende madeiras tem um detalhe; nunca vende madeira seca, sempre verde. A madeira verde ao secar ela (mucha) diminui de tamanho. Ou seja cortei com 15cm, mas no final ficou com 14cm. São tábuas de cedro verde. O ideal seria esperar secar antes de instalar, segundo me disseram, teria que esperar secar as tábuas nos ambientes onde seria instalado num prazo de 90 dias. Ao pregar-las deixei bem juntas, mas por causa da imperfeição no corte as tábuas depois de seca ficaram brechas de 1cm nas juntas, tentei calafetar outro trabalho em vão.





Aqui ao fundo (meu quarto) comecei a lixar 


Há mais detalhes, postarei quando puder
Caso queira comentar fique a vontade. Sempre procuro o máximo de informações para concluir algo, mas não somos perfeitos, aceitos também sugestões e o que eu puder ajudar disponha.
Até a próxima.

27 comentários:

  1. Olá tbm vou fazer sotão na minha casa, e gostaria de saber se é mais vantajoso fazer mezanino , se fica mais barato que a lage,o material e a mão de obra , teremos que pagar a mão de obra do mezanino pois não entendemos nada de madeira,tnm quero saber se quando vcs caminham no andar de cima (mezanino) se faz muito barulho em baixo ( dá pra fazer quarto em cima de outro quarto?)essas são minhas duvidas se vc puder me responder ficarei muito grata , abraço Rose.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rose, barulho faz sim por ser de madeira, mas como colocamos assoalho e o instalador ponhe uma manta plástica grossa em baixo do piso instalado e também o forro de gesso em baixo dá uma amenizada no barulho. Bem, com relação a gasto, por eu mesmo ter feito (economizamos com mão de obra). O gasto com lage seria; a laje treliça, concreto, bomba, pedreiro, contra-piso, piso (cerâmica, porcelanato ou assoalho) mão de obra do piso e contra-piso. Vantagem: sem manutenção. A compra da madeira bem mais em conta, msm tirando o gasto com a mão de obra da laje. Mezanino feito de madeira diretamente de madeireiras; vigas de bitolas recomendadas, tábuas de preferência cedro, se for ficar a mostra prefira aparelhadas. Já a mão de obra, sinto muito não poder ajudar, não tenho noção de como é cobrado. Eu faço por hobby. Desvantagem: terá q tratar-las com veneno para evitar cupim. Eu pulverizei com PENETROL, mas muito cuidado ao manusear-lo veneno perigoso. Quanto as madeiras se forem verdes aguarde uns 90 dias até ficarem secas prq elas empenam e murcham. Dê atenção aos intervalos das vigas, qd pisa afunda ( ver foto e medida a cima). Já fizemos os quartos e pela distância das paredes 3,50 usei vigas com bitola de 0,15x0,05 intervalos de 0,40 com as tábuas de cedro por ser resistente não balança (piso firme). Já tenho fotos postarei em breve. Valeu pela visita.

    José.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pela dica ;eu estava meio cabreiro em fazer

      Excluir
  3. Só pra acrescentar, tive um gasto atoa com essas madeiras, mandei aparelhar-las e no final ficaram escondidas entre o piso e o forro de gesso, mas ñ foi tão caro, a questão é q ao mandar aparelhar as bitolas diminui seu diâmetro. Se for esconder-las que seja brutas mesmos.

    ResponderExcluir
  4. Olá, boa tarde!
    Achei super interessante oque você fez... Tenho algumas dúvidas...
    Na minha casa o teto não é alto e não possui laje em cima, somente o telhado e o forro. Gostaria muito de fazer um sótão mas não tem possibilidade de aguentar uma laje pois não tem fundação pra isso, então pensei em fazer em vez da laje um mezanino de madeira. Você acha que é possível? Eu teria que levantar as paredes ou somente levantar a estrutura do telhado?
    Obrigada desde já.

    Lauren

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,estou observando e notei q as vigas estao acentadas em cima da parede

      Excluir
    2. Oi,estou observando e notei q as vigas estao acentadas em cima da parede

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, estou amando o seu blog, estamos planejando a nossa casa e o seu projeto foi uma grande inspiraçâo. Pode me informar quanto ficou o pe direito da sala de jantar e do sotão? e se possivel qual a altura da cumeeira? obg

      Excluir
    2. Olá Carolina, desculpe a demora. Vou atualizar o Blog e acrescentar mais algumas imagens do Sótão para te dá uma resposta mais precisa, mas desde já vou adiantar alguns detalhes. O pé direito ficou com 4 metros levando em consideração a caída d'água, porém, o telhado da (Casa de pombo) Capela ñ teve um boa caída, mesmo pequena, dias de chuvas prolongadas vaza um pouco. Com relação ao aproveitamento do espaço do sótão, acho q, bem eu tenho 1,75 de altura e minha esposa é baixinha deu pra aproveitar um pouco.

      Excluir
  6. Oi Boa noite .. sera que para o piso do mesanino posso usar Osb .. brigadao Rosângela!

    ResponderExcluir
  7. Oi Boa noite .. sera que para o piso do mesanino posso usar Osb .. brigadao Rosângela!

    ResponderExcluir
  8. Oi amigo gostei muito das suas informações. Gostaria de saber se é necessário usar vigas na fundação das paredes que iráo sustentar o mezanino

    ResponderExcluir
  9. Oi amigo gostei muito das suas informações. Gostaria de saber se é necessário usar vigas na fundação das paredes que iráo sustentar o mezanino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá gildacy!
      Desde já peço mil perdões pela demora, por que me ocupei muito com outras tarefas e devido a falta de tempo ñ pude responder aos comentários. Bem, sobre sua pergunta, se a casa é de alvenaria não se pode por madeira na fundação, mesmo que construa uma casa de madeira, a fundação de que ser de concreto. As vigas do meu sótão estão apiadas em cima das vigas de concreto. Mesmo que não desse (pé direto) uma altura ideal poderia sim embutir-la sem está diretamente apoiadas nas vigas de concreto.

      Excluir
  10. Fiz um 2 piso em madeira aqui, mas ficou balançando muito. Que tipo de madeira posso utilizar para reforço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá LuizH! Perdão pela demora. O fato de balançar precisa ver em que distância ficou uma viga da outra e o mais importante é a bitola da viga, quanto mais distante uma da outra mais grossa precisa ser a viga.

      Excluir
  11. boa noite meu amigo!
    fiz um mezanino, tem 1,80 de largura a madeira de eucalipto branco, ela encaixa na parede de alvenaria apoiando 0,3 cm de cada lado. será que é o suficiente esse apoio? fiz o assoalho em cima das madeiras de eucalipto já..
    obrigado pela atenção..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson Silva. 3cm de encaixe é muito pouco. As minha estão embutidas 10cm e bem borrifada com veneno (Penetrol) para cupim. Se tiver umidade na parede com um tempo a madeira pode apodrecer. Fica atento.

      Excluir
  12. muito bom vou fazer no meu

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostaria de saber qual foi a medida que você utilizou para cada tábua de piso? Não ficou claro pra mim a medida exata que vc usou... quanto por quanto.
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Millena!
      Eu usei tábua de cedro, 30cm de largura, 3m de comprimento, normalmente é o tamanho comercializado. Ao assentar-las sobre as vigas a ponta dela precisa apoiar ocupando metade da viga, se a viga é de 5cm de espessura, a tábua ocupará 2,5cm, a outra metade fica disponível para o apoio de outra tábua. Como vc pode ver nas imagens eu dividir ao meio ficando cada tábua com 15cm. Minha ideia era usar-las como piso, porém tava sendo muito trabalhoso amaciando as juntas e lixando. Decidir colocar assoalho como mostra essa foto: https://3.bp.blogspot.com/-fYHdWzuxdZ0/Ux9fs1_15zI/AAAAAAAAAIg/YRkPFq_vPaQ/s1600/s%C3%B3t%C3%A3o_1.JPG

      Excluir
    2. Entendi. Obrigada por responder :)

      Excluir
  14. Aguentaria um guarda roupa e uma cama?

    ResponderExcluir
  15. Muito boa sua explicação...
    Pode me dizer o tamanho da madeira p baixo ...o tamanho do mesanino q quero fazer é 4,5 x 3,5 vai 1,5 vai em cima de parede de material ... e será uma sala de tv...

    ResponderExcluir
  16. Amei, preciso fazer algo assim pra almentar o espaço da minha casa e suas dicas vamos me ajudar muito, gracias

    ResponderExcluir