Um dos ambientes de minha humilde residência que gosto muito são os quartos, talvez por localizar no sótão trás tranquilidade, harmonia, total isolamento dos outros ambientes por ter um formato diferente devido ao telhado. Tanto eu quanto a patroa e as crianças já estamos dormindo nos quartos, não resistimos em esperar finalizar (mobilhar). Ainda resta uns detalhes, tipo o banheiro que pretendemos instalar uma banheira. Mas o que isso tem haver com mezanino? Bem, a estrutura do sótão foi feito em cima do mezanino. Por quer decidimos fazer uma estrutura de madeira ao invés de uma laje? Primeiro foi meus cálculos que não batia com nosso orçamento. Tínhamos muita vontade de ter um telhado, se fizéssemos a laje e o telhado ficaria muito caro, mais uma vez convenci a patroa que gastaríamos metade apenas com o telhado sem a necessidade de laje, mas aí vinha o sótão, então fizemos o mezanino, gastamos metade o valor da laje com contra-piso e piso. veja:
Essa pequena laje no alto ao fundo foi planejada para o banheiro. Vista da sala pro alto.
Vista da lajinha pra baixo.
Vigas de madeiras, diâmetro 30cm/5cm.
Elas posicionadas nos seus devidos lugares, já com abertura de 0,80 cm para a escada.
Aqui as vigas de 15cm com intervalos de 40cm e os 80cm para a instalação da escada viga central de madeira que eu mesmo irei fazer.
Vista por baixo.
Vista por cima.
Percebe-se bem ao alto os caibros do telhado com a manta? Bem, ainda não havia aberto para a construção do telhado capela
Veja a cor avermelhada, é devido a lona colocada na abertura para construção da capela (casa de pombos) e as vigas totalmente assentadas para a construção do mezanino.
Este lado seria o fundo (meu quarto) ficará em cima da sala de jantar. Talvez não consiga entender, mas a baixo dessas vigas terá um forro de gesso que será o teto da sala de jantar. Nota a parede de 65cm que divide a cozinha da sala. Vista de baixo lado direito.
Vista de baixo lado esquerdo.
Vista de cima lado esquerdo.
Bem, estas tábuas eram de 30cm, como havia mencionado na postagem Telhado Capela, sobre o piso e a história que iria contar, então, a minha intenção era cortar-las com 15cm, lixar-las e usar um Sinteco alto brilho, mas era muito trabalhoso e não disponibilizava de ferramentas adequadas, lixei até 1/4 do piso (tábuas), além das ferramentas também não tinha tempo disponível e foi aí que desistimos de dá um trato nas tábuas e optamos por assoalho e o fim do sofrimento. E nota, aonde há uma escada será o banheiro (laje).
Pra cortar essas tábuas eu adaptei a serra circular em cima dessas vigas para ter um corte bem preciso, mas não ficou tão preciso.
Vai aí uma dica: As madeireiras ou onde vende madeiras tem um detalhe; nunca vende madeira seca, sempre verde. A madeira verde ao secar ela (mucha) diminui de tamanho. Ou seja cortei com 15cm, mas no final ficou com 14cm. São tábuas de cedro verde. O ideal seria esperar secar antes de instalar, segundo me disseram, teria que esperar secar as tábuas nos ambientes onde seria instalado num prazo de 90 dias. Ao pregar-las deixei bem juntas, mas por causa da imperfeição no corte as tábuas depois de seca ficaram brechas de 1cm nas juntas, tentei calafetar outro trabalho em vão.
Aqui ao fundo (meu quarto) comecei a lixar
Há mais detalhes, postarei quando puder
Caso queira comentar fique a vontade. Sempre procuro o máximo de informações para concluir algo, mas não somos perfeitos, aceitos também sugestões e o que eu puder ajudar disponha.
Até a próxima.
Até a próxima.