quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Escada em L viga central

Olá gente, mais uma vez estou aqui para falar um pouco de mais uma obra feita por mim. E hoje vou destrinchar através de imagem minha obra. Desde início, já tinha a ideia de eu mesmo construir a escada, já sabia exatamente qual escada seria. Bem, antes tinha estudado sobre escada suspensa (degraus brota da parede), muito linda, mas notei que esse tipo de escada são de concreto ou metal (ferro) tem que ser muito resistente. Mas foquei na escada viga central. A partir daí comecei a vasculhar a net sobre escada viga central de madeira.


Não encontrei nada montado desde início, mas me ajudou muito a construir minha própria escada. Usei o mesmo tipo (guajará) de madeira  que foi usada no telhado e no mezanino. Mas também cometi o mesmo erro devido as medeiras compradas, elas nunca vem secas. Cortei os pranchões ainda verde para os degraus e alguns empenaram e também racharam. As rachaduras conseguir corrigir, as empenadas substituir alguns degraus (mesma medida) pela outra escada de vigas laterais, postarei assim que possível. Tudo começou assim:


Fiz um rascunho na parede rebocada de gesso e abrir um buraco para sustentação do patamar.

Para saber exatamente as medidas; degraus, espelho, medida ideal do pé direito do patamar eu usei este site: http://www.zhitov.ru/pt/
E pra eu chegar na conclusão da escada necessitaria destas medidas; altura 3 m, comprimento da abertura 310 cm, largura da escada 80 cm e a quantidade de degraus suficientes para não fugir da largura e altura (espelho) IDEAL dos degraus. Usei estes cálculos no site:






Essa forma de encaixe ajuda no apoio.




De acordo com andamento da construção da escada viga central notará algumas mudanças no ambiente. Ao fundo buraco onde dá acesso a garagem, (escada vigas laterais) rua.















 As pranchas são de 4,5cm de espessura já aparelhadas, fiz um teste pisando nelas somente parafusadas e ñ achei muita firmeza, por essa razão encaixei uma barrinha de ferro para dá mais apoio, mas acabei desistindo, vir q ñ era necessário, quer saber por quê veja mais a baixo:
















Nota umas escoras nos degraus, pois é, contribui para empenar mais os degraus.


 Veja os buraquinhos na parede, então, desistir da barrinhas de ferro embutida para ajudar no apoio dos degraus. Papel de parede vinílico texturizado pedra canjiquinha.






Como havia dito no decorrer da instalação e finalização da escada notaria alumas mudanças no ambiente









Veja nas duas imagens a cima os degraus afastados da parede sem sustentação. Ao parafusar-los os degraus, o espaço do encaixe nas duas vigas centrais não era tão perfeitos e para tal firmeza além dos dois parafusos misturei pó de serra com cola branca e preenchi os pequenos vãos entre as peças e por fim a massa própria para madeira. Aí deu uma firmeza ao pisar.



 Bem, sobre as rachaduras que surgiram após a secagem corrigir com pó de serra, frepas e cola branca.







Enfim, é isso. Espero que goste.